Centro Cirúrgico da Santa Casa passa por reforma total depois de 43 anos

• 03/10/2018

Em funcionamento desde 1975, o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Olímpia, que é o único hospital da comarca, está passando, pela primeira vez, por uma reforma total, que irá modernizar as instalações, oferecendo estrutura mais adequada para os profissionais e melhores condições de atendimento aos pacientes.

As obras tiveram início nesta semana e serão realizadas por etapas para não interromper o funcionamento e a realização de cirurgias. Assim, a reforma começou pela sala que abriga o setor de Recepção de Material e Esterilização, onde será construída ainda uma recepção familiar.

A readequação visa favorecer a operacionalização do Centro Cirúrgico e suas alas, sendo que a obra contemplará Vestiários; Banheiros; Sala de Recuperação Pós-Anestésica; Farmácia; três Salas Operatórias; Sala de Parto; Sala de Reanimação Neonatal; Sala de Equipamentos; Depósito de material de limpeza; Sala de Pequenas Cirurgias; Sala de Conforto; Sala Pré-Parto; e Sala Administrativa.

O espaço reformado também contará com alas de suporte como Sala de Recepção do Centro Cirúrgico; Sala de Espera para familiares; Sala para recebimento de materiais para lavagem; Sala de Preparo e Esterilização; e Sala de Arsenal (armazenamento). Todo o local receberá melhorias nos revestimentos; adequação hidráulica; instalações elétricas; e instalações de água e esgoto, de acordo com as normas hospitalares e da vigilância.

Para o vice-prefeito Dr. Fábio Martinez, que também acompanhou as negociações e atua no hospital, a obra possibilitará maior acolhimento aos pacientes e possibilitarão o aumento no número de cirurgias. “Atualmente, realizamos uma média de 300 a 350 cirurgias por mês. Com todas as melhorias que serão feitas, vamos otimizar o funcionamento do centro e ampliaremos essa capacidade, oferecendo aos pacientes e suas famílias uma estrutura com mais qualidade, sempre pensando na saúde e na vida do cidadão”, destacou.

De acordo com o prefeito, as atuações nas parcerias é um marco da gestão que busca sempre fortalecer o único hospital que atende toda a microrregião, com o objetivo de conceder aos moradores de Olímpia e região excelência no atendimento e um local com mais recursos para os profissionais.

“Quanto melhor equipado o hospital melhor o serviço ofertado. Esta é a nossa meta, oferecer saúde de qualidade a todos. Queremos nossos pacientes e os seus acompanhantes em um ambiente adequado e, principalmente, com os melhores equipamentos. Estamos muito felizes que as obras começaram e esperamos que em 90 dias estejam concluídas”, ressaltou.

OUTRAS OBRAS

A instituição passa também por reformas na maternidade; recebeu dois novos climatizadores para a lavanderia; uma secadora de 30kg e um transformador de 300KVA (Kilovoltampere) que atenderá toda a Santa Casa.

Desde o início da nova gestão, a pedido do prefeito Fernando Cunha, a Prefeitura tem investido e auxiliado em melhorias para o hospital, com a elaboração de projetos e gestão com lideranças políticas e empresariais para garantir recursos para as obras da instituição.

“É importante destacar também que todas as melhorias que a Santa Casa tem recebido é fruto de uma união de forças. Uma ação conjunta do poder público, da iniciativa privada que tem sido atuante e, principalmente, da provedoria do hospital, representada pela Luzia Contim, e toda a diretoria que se empenhado em estruturar a instituição e melhorar o atendimento aos pacientes. Continuaremos nos esforçando para cada vez mais ajudar a Santa Casa. É o hospital dos moradores, que diariamente salva vidas e traz vidas”, finalizou o prefeito.