NOTA DE ESCLARECIMENTO

• 05/08/2019

A Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, através de sua Diretoria, em atenção ao balanço contábil auditado e publicado na Imprensa Oficial do Município, no dia 24/07/2019 e que foi objeto de reportagens nos semanários locais, vem esclarecer o quanto segue:

Em relação ao suposto déficit anunciado nos jornais, há de se observar que com o recebimento das doações, das Subvenções Municipais, Estaduais e Federais que foram efetivamente recebidas, o Hospital não teve déficit e sim um superávit apresentado de R$ 258.163,00.

Em relação ao aumento de custos operacionais, no tocante ao aumento de custos de medicamentos e materiais o mesmo se deve ao aumento normal dos medicamentos e materiais cirúrgicos e principalmente à reabertura e funcionamento pleno da UTI, durante todo ano de 2018, com um custo mensal de aproximadamente R$ 200.000,00, sendo que no ano de 2017, funcionou apenas 4 meses. No tocante ao aumento do custo com pessoal, o mesmo se deve ao convênio firmado com o Município de Olímpia, cujo objeto é a contratação de equipe multiprofissional composta de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, biomédicos, assistente social e outros, para a prestação de serviços complementares ao Sistema Único de Saúde – SUS, de forma integrada para a manutenção da assistência à saúde na Unidade de Pronto Atendimento UPA  24 horas, na Estância Turística de Olímpia/SP, o mesmo ocorrendo em relação ao aumento de serviços de terceiros, que são os médicos contratados para atendimento na UPA 24 horas.

Por fim, vale ressaltar que, historicamente, mais de 70 % dos atendimentos prestados no Hospital é para o SUS e que somente é possível através dos recebimentos via subvenções municipais, estaduais e federais, que são as contrapartidas aos serviços prestados. De se esclarecer que o balanço auditado foi contratado e custeado pelo Hospital, em atendimento à Lei Federal nº 12.101/2009, que concede o certificado CEBAS (certificado de entidades beneficentes de assistência social na área de saúde). Vale esclarecer também que está sendo realizada uma avaliação patrimonial do Hospital, onde, certamente, o capital imobilizado será aumentado consideravelmente, o que implicará na atualização do patrimônio líquido do mesmo.

Desta forma, a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia se coloca a disposição da população em geral, para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários, visto que prima pela mais absoluta clareza e transparência em relação à administração do Hospital. 01/08/2019.

Luiz Alberto Zaccarelli

Provedor