Olímpia conquista aparelho de tomografia para atender pacientes

• 10/07/2018

A Estância Turística de Olímpia vai adquirir em breve um equipamento de tomografia computadorizada de 32 cortes, que proporcionará aos cidadãos atendidos pelo município um diagnóstico melhor, mais ágil e completo, tanto para os pacientes internados como para os atendimentos ambulatoriais.

O equipamento, destinado à Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, que atende os pacientes do SUS da microrregião de saúde de Olímpia, foi viabilizado por meio de um convênio com o Fundo Estadual de Saúde. A autorização do financiamento foi publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado, dia 07. O recurso disponibilizado é de R$ 918.280,00.

Os recursos para a aquisição do tomógrafo foram solicitados ao secretário de Saúde do Estado pelo prefeito Fernando Cunha e pelo vice, Dr. Fábio Martinez, no ano passado, considerando a alta demanda de atendimentos do único hospital da cidade, que também recebe turistas e pacientes de outros municípios da região. O pedido também vinha sendo feito pela Diretoria da Santa Casa.

Em um ofício encaminhado pelo Prefeito ao então Secretário Estadual de Saúde, David Uip, em 17 de julho de 2017, o chefe do Executivo citou que a viabilidade do aparelho proporcionará um melhor atendimento e maior agilidade, uma vez que há demora em se obter os diagnósticos de média e alta complexidade. A obtenção do equipamento também implicará em economia de recursos públicos devido ao fato de que haverá redução no serviço de transporte de pacientes por unidades de suporte avançado, que implicam em um custo elevado ao município.

“A nossa gestão tem se empenhado em melhorar o serviço público de Saúde e temos lutado para equipar com mais qualidade o único hospital que atende a população fixa e flutuante de Olímpia e região. Nosso vice, Dr. Fábio, conhece bem a realidade da instituição e garante que o novo equipamento será de fundamental importância para aprimorar o diagnóstico de pacientes e, assim, agilizar o tratamento. Com a assinatura do convênio, formalizado pela Santa Casa, esperamos que a liberação do recurso seja efetivada em breve para que o aparelho seja adquirido e comece a operar”, ressalta o prefeito Fernando Cunha.